* Esse é o terceiro livro da série e contém spoilers dos dois primeiros. A resenha do primeiro livro você encontra clicando aqui, e a do segundo clicando aqui.
Especiais é o terceiro e ultimo livro da série Feios. Ainda há um quarto livro que se passa no mesmo mundo, mas com personagens diferentes. No livro passado a Shay reuniu vários perfeitos que amavam a sensação de estar borbulhante e começou a se cortar, eles ficaram conhecidos como Cortadores. No fim do livro a cidade consegue achar a localização da Nova Fumaça graças a quem? A Tally novamente, óbvio, e quem chega pra acabar com a festa é a Ocasiões Especiais, que adivinhem só, agora tem novos membros: Os Cortadores.
É isso mesmo, minha gente, a Shay decidiu se tornar uma Especial e arrastou a Tally junto. Nesse livro vemos como é ser um Especial, eu sempre quis saber porque eles eram tão frios e tão maus, e agora eu entendo. Eles são como os perfeitos, modificados tanto fisicamente como psicologicamente. Mas nesse caso a aparência deles é montada para causar pânico, e sua mente é mudada para ter nojo de qualquer pessoa diferente deles, o que eles chamam de ser medÃocres. Eles estão sempre com raiva e com essa falsa sensação de superioridade.
Confesso pra vocês que esse é o livro da trilogia que menos gostei. Não achem que ele é ruim, ele não é, muito pelo contrário. O que me irritou mesmo foram os personagens, nos livros anteriores eu já sentia uma pequena raiva pela Tally e uma enorme pela Shay, mas nesse as coisas se multiplicaram. A Shay fica muuuuito chataaaaaa, meu deus, ela só sabe ficar remoendo o passado toda hora e falando coisas pra alfinetar a Shay, e depois ainda se diz amiga dela! E pela milésima vez seguida a Tally ouve e acredita em tudo o que dizem.Mas preciso dizer que a força de vontade que ela tem é muito impressionante. Não importa o que façam com essa menina ou como modificam ela, ela sempre dá um jeito de dar a volta por cima e voltar a ser a Tally de sempre.
O livro começa com os Especiais Cortadores tentando encontrar a Nova Fumaça, e pra isso eles enganam um grupo de perfeitos, fingindo que os estavam ajudando quando na verdade iam seguir eles para descobrir a localização dos esfumaçados. Sim, não bastava a Tally ter traÃdo eles no primeiro livro e no segundo, ela precisava fazer de novo.
Depois da metade do livro as coisas ficam muuuuuuuito interessantes, eles descobrem que a Nova Fumaça está aliada a uma outra cidade, que já foi quase toda curada das lesões dos perfeitos. E é óbvio que a cidade da Tally não vai permitir uma coisa dessa de jeito nenhum, e é aà que começa o problema.
Acho que o ponto principal da série é mostrar pra gente que não importa o quanto a gente mude, podemos ficar todos iguais, e tentar o máximo possÃvel, mas sempre vão ter pessoas crueis, que são capazes de destruir tudo só pelo poder. As reviravoltas no livro são muito impressionantes e o final acabou sendo bem bacana, foi um final digno pra uma série tão boa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário