Resenha - Maze Runner #2 - Prova de Fogo

Prova de Fogo está aqui para acabar com todas as certezas que você tinha sobre a vida. Talvez não sobre a sua vida, mas a de Thomas, Teresa, os Clareanos e principalmente C.R.U.E.L. Me pergunto se James Dashner não escreveu o livro com apenas um pensamento na cabeça: NÃO CONFIE EM NINGUÉM.
O epílogo de Correr ou Morrer foi arrasador. Descobrimos que apesar de tudo o que aconteceu, os meninos ainda não estavam a salvo e aquela era apenas uma de tantas provações que ainda passariam, além disso, somos bombardeados com a informação de eles eram apenas o grupo A, e que havia ainda um grupo B, passando pelas mesmas provações que eles passaram.
O segundo livro da série começa com um sentimento de esperança e alívio, finalmente eles poderiam descansar em paz e seguir em frente após todo o trauma que haviam sofrido. Mas logo no primeiro capítulo Teresa some, e em seu lugar é colocado um garoto do grupo B, Aris. É aí que os Clareanos descobrem que havia outro grupo passando por provas iguais as deles, e também percebem que o prédio onde estão foi evacuado e só sobraram eles lá. O pior é a falta de comida, que os proporciona vários dias de sofrimento e fome.
Aparece então um cara desconhecido, que obviamente trabalha para “CRUEL” e explica que a fase 2 dos experimentos começaria no dia seguinte. Então eles têm de usar um Transportal (um tipo de portal) para chegar ao local da prova, e antes mesmo que alguém consiga processar tudo o que está acontecendo vários dos garotos morrem e percebemos que essa segunda fase será ainda mais difícil que o labirinto.
Nesse livro temos um Thomas mais engraçado e a vontade com seus companheiros, a amizade que se forma entre os meninos do grupo é impressionante. Já entre Thomas e Teresa não há praticamente relação alguma, já que no primeiro capítulo ele não consegue mais conversar com ela mentalmente e nem mesmo tem ideia de onde ela esteja, além disso, o rótulo de traidora dependurado embaixo do nome dela o faz pensar de que lado ela realmente está, apesar de isso não mudar os sentimentos dele em relação a ela.
Conhecemos diversos novos personagens e temos maior contato com os Cranks, as pessoas infectadas com o Fulgor, doença que leva as pessoas à loucura e que o “CRUEL” tanto busca uma cura. O tempo todo somos levados a questionar se alguém é confiável ou não, se está ou não dizendo a verdade, como é dito na contracapa, o livro é realmente sobre mentiras, armadilhas, mortes e traições.
O final do livro foi novamente apavorante e o epílogo mais ainda, não sei quanto tempo os personagens podem aguentar de torturas e provações antes de enlouquecerem.Achei o livro tão bom quanto o primeiro, e me deixou igualmente animada para lê-lo, os capítulos são curtos e sempre terminam com alguma notícia bombástica, o que instiga o leitor a continuar lendo. O autor realmente conseguiu o que queria, e pode ter certeza que vou para o terceiro livro com um pé atrás e desconfiando de todo mundo.


Lembrando que a adaptação está marcada para o dia 18 de setembro de 2015!

Livro: Prova de Fogo (The Scorch Trials)
Série: Maze Runner
Autor: James Dashner
Editora: V&R
Páginas: 400
Ano: 2011
Classificação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário