Resenha - A Rebelde do Deserto #1


                A Rebelde do Deserto foi a maior surpresa literária que tive em muito tempo. Recebi o livro da maravilhosa editora Seguinte e por nunca ter ouvido falar nem da autora nem da obra comecei a ler sem expectativas, e acabou se tornando um dos meus livros preferidos dos últimos tempos.
               A história é bem diferente de tudo que já li, ela se passa em um país chamado Miraji, que muito provavelmente se encontra no Oriente Médio (posso estar falando besteira, mas foi o que entendi), e por isso tem os costumes desses povos: aleijados, órfãos e mulheres são a escória da sociedade, homens possuem grandes haréns e dominam tudo. Nunca tinha lido um livro tão diferente assim, e me encantei logo de cara por esse universo.

                  A personagem principal é a Amani Al'Hiza, uma adolescente que perdeu os pais muito cedo (o pai era agressivo e péssimo com elas e por isso sua mãe o matou e como punição foi enforcada), e depois disso teve que ir morar com os tios. Nesses países assim é tradição que a mulher se case nova e com qualquer um que a quiser, e no caso, o qualquer um foi ninguém menos do que seu próprio tio. Decidida de que não queria esse futuro por nada ela decide participar de um campeonato de tiros vestida de homem para conseguir dinheiro suficiente para fugir de sua realidade. É nesse campeonato que ela conhece um forasteiro chamado Jin e que vai acompanhá-la pelo resto do livro.
                    É incrível poder acompanhar a história da Amani, o seu desespero por ter nascido em um lugar péssimo, sua luta para abandonar o que já estava escrito pra ela e ir em busca de uma vida melhor, seu sofrimento sabendo que se tivesse nascido homem tudo seria diferente, e principalmente o sonho de ir para outra cidade chamada Izman por causa da promessa de um futuro mais digno. E o melhor de tudo é que ela não poupa nada para conseguir o que quer, e ela é uma personagem tão real que acaba abandonando algumas pessoas nas horas que mais precisam pra seguir seu próprio sonho, diferentemente dos heróis idealizados que largam tudo para ajudar o próximo.

                   O livro começa contando a história de uma menina explorada e acaba na explosão de uma revolução envolvendo o país todo, durante seu desenvolvimento temos uma explicação fracionada da mitologia (prestem muita atenção porque pode ser um pouco confuso) e que se revela super útil mais pro final do livro, onde aparecem criaturas com poderes extraordinários e vemos a luta entre o príncipe rebelde e o Sultão.
                 Acho que nada que eu escreva aqui vai fazer jus ao quanto esse livro é maravilhoso, desde a capa que é extremamente bela, passando pela a escrita maravilhosa da autora até os personagens super bem construídos, tudo encanta e nos deixa com uma fome enorme do resto da série, não vejo a hora de ler os próximos livros, que devem ser lançados nos próximos anos. Leitura super indicada a todos que amam uma história envolvente e cheia de ação. 


Livro: A Rebelde do Deserto
Autor: Alwyn Hamilton
Editora: Seguinte
Páginas: 288
Ano: 2016

Classificação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário