Extras é o quarto livro da série Feios. Confesso que fiquei bem decepcionada em saber que esse livro é mais um spin off do que uma continuação em si. Mesmo já tendo lido a série anos atrás não me lembrava disso e fiquei triste em saber que pararÃamos de ter a história narrada pela Tally e passaria a ser pela Aya.
O mundo que conhecÃamos durante Feios não existe mais, depois da liberação cada cidade começou a ter suas próprias regras, e nesse livro acompanhamos uma cidade em que tem sua economia baseada na reputação. Basicamente é uma sociedade onde todo mundo é youtuber e todo mundo tem um canal, e quem consegue fazer os melhores vÃdeos e ser lembrada por mais pessoas fica no topo do ranking. Todo mundo está no ranking e quanto maior for sua posição, mais você poderá ter e mais será considerado importante.
Nossa personagem principal é a Aya, e ela é uma extra (pessoa que não é considerada famosa), e seu maior sonho é estar entre os mil primeiros mais famosos da cidade. Podemos considerar ela uma pessoa bem fútil. Ok que a Tally também começou assim, querendo beleza e diversão acima de tudo, mas com o tempo ela foi percebendo que isso não era nem de longe o mais importante, mas o que irrita mesmo é que a Aya simplesmente não muda, ela continua a mesma do começo ao fim, mas talvez isso seja apenas porque foi um livro só e não teve tempo de desenvolver a personagem.
Mas enfim, a história é basicamente essa, ficamos acompanhando a Aya na sua busca pela fama. Ela descobre um grupo chamado de Ardilosas e a segue um dia para descobrir porque elas se escondiam e o que faziam. Elas na verdade eram um grupo de garotas que odiavam fama e queriam mais era curtir a vida, e a forma mais radical que encontravam era surfar em trens em movimento. É óbvio que a Aya faz de tudo pra tentar trair as meninas e divulgar o que elas fazem contra a vontade delas, mas é daà que surge o novo grande problema da história: uns seres super diferentes, que não parecem humanos nem de longe estão se encontrando em uma montanha secreta pra fazerem coisas suspeitas. E é assim que a Aya vê um caminho fácil e definitivo para chegar à fama: desvendando o que são e o que querem essas criaturas.
Fico dividida quando se trata desse livro. Como um livro avulso ele ficou meio chato, a história não convence e os personagens são insuportavelmente fúteis, nem mesmo o romance do livro salva. Como continuação de série ele também não serve, não tem absolutamente nada a ver com os três primeiros livros. Mas o ponto positivo dele é que ele resgata nossos personagens tão queridos dos outros livros, que inclusive é o que torna o livro menos sem sal, foi maravilhoso poder rever a Tally e o David <3 Mas de certa forma seria melhor se esse livro não existisse.
Apesar de tudo, o Scott continua expondo os problemas da nossa sociedade de uma forma bem bacana, sempre deixando tudo subentendido, nossa vontade por fama, nossa necessidade de mostrar pra todo mundo o quanto estamos nos divertindo, ou até mesmo de fingir ser feliz pra que os outros tenham inveja. E apesar de ter sido publicado em 2011, em que as redes sociais nem eram assim tão ativas nas nossas vidas, o livro está mais atual que nunca, já que cada vez nos deixamos ser ainda mais tomados por essa necessidade de compartilhar.
Morro de vontade de ler outros livros do Scott, que tem uma escrita tããããão legal, ele tem outras séries publicadas e também outros livros extras de Feios, mas não foram lançados aqui no Brasil ainda e tenho preguiça de ler em ingles :( Mas espero algum dia vencer essa barreira porque realmente amo muito esse escritor <3
Livro: Extras
Série: Feios
Autor: Scott Westerfeld
Editora: Galera
Páginas: 416
Ano: 2012
Classificação:
Nenhum comentário:
Postar um comentário