Resenha - A 5ª Onda #1



            A quinta onda é um livro que li no começo de 2014, e decidi reler agora porquê nessa época eu ainda não tinha o blog e o canal, e porquê a adaptação do livro sai agora no final de janeiro de 2016.
            Nesse livro a gente acompanha a jornada da Cassie Sullivan, uma menina adolescente de 16 anos que tinha uma vida completamente normal até que uma nave espacial decidiu ficar pairando sobre a Terra. Eu sei, parece suuuuuuuuper brega, mas acreditem em mim quando eu digo que não é. A narração do livro e os personagens são tão reais que deixa a gente sempre com o pensamento “como eu reagiria se isso estivesse acontecendo no mundo real?” e “como as pessoas se comportariam?”. No início a população ficou dividida, alguns achavam que os intrusos estavam ali para acabar com a raça humana, outros achavam que eles eram uma espécie de salvadores da pátria. E tudo ficava ainda mais confuso de acordo com que os dias iam passando e os alienígenas não mandavam uma resposta, não davam uma satisfação do porquê estavam ali.
           A primeira onda aconteceu depois de 10 dias da chegada da nave, foi um pulso eletromagnético que acabou com toda espécie de tecnologia na terra. A segunda onda foi literalmente uma onda, um tsunami gigantesco que afogou as maiores cidades do mundo. A terceira onda foi a que mais matou, os alienígenas implantaram um vírus mortal nas aves, que rapidamente disseminaram a doença que matou praticamente toda a raça humana. Ainda assim algumas pessoas sobreviveram à tsunami e eram imunes à doença, e foi pra aniquilar essas pessoas que veio a quarta onda: alienígenas que habitam corpo humano, ou seja, não se pode confiar em ninguém. E agora fica a pergunta: Qual será a quinta onda?
            Cassie e sua família conseguiram sobreviver à segunda onda, mas sua mãe foi levada pela doença na terceira. Então ela, seu pai e seu irmãozinho Sammy decidem sair de casa e partir para um abrigo onde os refugiados estavam se reunindo. Até que eles são atacados, Sammy é levado e seu pai é morto pela quarta onda. Agora ela fica completamente sozinha e tem que cumprir a promessa que fez ao irmão, a promessa de que o resgataria. 
            Durante o livro temos três POV, o que me confundiu um pouco já que não fica claro logo de cara de quem é o ponto de vista e só descobrimos depois de algumas páginas. Eles são divididos entre a Cassie, o Evan, um adolescente de uns 18 anos que perdeu toda a família e agora mora sozinho em sua fazenda, e que definitivamente tem um papel super importante na história, e do Ben, a antiga paixão platônica da Cassie na época de escola e que ela jurava estar morto. 

            Sou a louca das distopias, não posso ver uma que já estou lendo, mesmo que seja a mais clichê possível, e garanto pra vocês que esse livro não tem nada de clichê. A Cassie é totalmente autêntica e tem uma personalidade muito forte e auto-suficiente. O Evan é uma figura importantíssima, que nos mostra não só o ponto de vista dos atacados, mas o dos invasores. O Ben começa como um covarde e termina o livro como um herói. 
            Da primeira vez que li, devorei o livro inteiro em um dia, ele é extremamente viciante e a cada fim de capítulo temos uma reviravolta. “Desconfiança” é a palavra que nos cerca o tempo todo durante a leitura, será que devemos acreditar e confiar no personagem que acabou de aparecer? O que os Outros querem afinal? Será que eles são tão maus assim?
            Simplesmente amo esse livro, mas tenho muito medo do que farão com a adaptação. Não concordo com a escolha dos atores, na verdade, eles não me agradaram nem um pouco. E pelos trailers que saíram até agora tenho muuuuuuito medo de que o filme tenha saído como mais um Divergente: um lixo de adaptação. Mas acho que o meu maior medo de todos é que eles transformem uma história tão bacana e com tantas reflexões em mais um romancezinho, sim, o romance existe no livro, mas é uma parte tão mínima que não achei nem necessário colocar na minha resenha, foram tipo 350 páginas com outros assuntos importantes e 5 de romance, então não faria sentido algum o filme focar nisso, mas sabendo que o mundo cinematográfico lucra muito com romance, não duvido nada. Vamos esperar pra ver. 



Livro: A 5ª Onda
Série: A 5ª Onda
Autor: Rick Yancey
Editora: Fundamento
Páginas: 368
Ano: 2013
Classificação:



Nenhum comentário:

Postar um comentário