Resenha - "Jogos vorazes: A Esperança: O Final" Livro x Filme

LIVRO


                A Esperança é o terceiro livro da série Jogos Vorazes, e sua adaptação foi dividida em duas partes. A resenha da parte 1 do livro e do filme você encontra clicando AQUI. Esse livro sempre foi o que menos gostei da série toda, e todas as vezes que decidia reler a série parava na metade dele e não conseguia passar por toda a tortura de terminá-lo. Não me entenda mal, o fim do livro não é ruim, apenas não se encaixa no meu padrão de final perfeito, com os protagonistas vivendo felizes para sempre.
                Depois que na metade anterior do livro a Katniss descobre que o Peeta foi telessequestrado e agora a vê como inimiga, ela acaba ficando muito irritada com a situação e decide distrair a mente ajudando os rebeldes a dominar o único distrito que ainda não se rendeu: o distrito 2. Depois de dominar o distrito, a Katniss mais uma vez vai em busca de outra batalha: participar no ataque à capital. 
                Nesse ponto nós já percebemos que ela não é mais tão importante assim pra presidente Coin, e fica claro que ela apenas serviu pra motivar os distritos a se rebelarem contra a capital. Agora a presidente começa a ver ela como uma ameaça, já que ela aparentemente não consegue seguir ordens, é indisciplinada e também não a apoia totalmente. Mas como a Katniss tá realmente empenhada em participar da parte final da guerra, ela passa por um treinamento pesadíssimo para chegar no nível dos restante do esquadrão, e acaba conquistando o direito de participar como um soldado.
                O problema é que quando ela vai pra guerra, descobre que esse tempo todo foi enganada, e que na verdade ela fazia parte de um esquadrão de mentirinha, que apenas apareceria para as câmeras desativando uns casulos menos importantes. Ah, esqueci de mencionar, o presidente Snow juntamente com os idealizadores dos Jogos Vorazes decide implantar diversas armadilhas espalhadas pela capital pra impedir o avanço dos rebeldes e ao mesmo tempo divertir o público da capital que adora mortes trágicas. É claro que a Katniss não fica parada diante dessa situação e desobedece todas as ordens, seguindo rumo ao centro da capital com um único pensamento em mente: matar o presidente Snow.
                É engraçado que agora que reli o livro pela milésima vez, eu finalmente consegui entender um pouco os porquês do livro. Porque tal personagem morreu, porque ela terminou namorando o fulaninho e não o outro, e tudo mais. Acho que é porque agora já estou mais velha e já tenho mais maturidade pra entender que na vida nem tudo acaba em um felizes para sempre, mas isso não me faz parar de desejar que meus personagens preferidos sejam felizes :(

Livro: A Esperança (Mockingjay)
Série: Jogos Vorazes
Autora: Suzanne Collins
Páginas: 424
Ano: 2011




FILME



                O Filme foi extremamente maravilhoso, ouvi muita gente dizendo que achou monótono, mas pra mim quem diz isso não é fã de verdade. Ele deu um banho em todas as outras adaptações que já existiram, tornando-se pra mim a melhor adaptação já feita. Como apenas filme ele ainda agrada muita gente, mas se tem uma coisa que toda a franquia de Jogos Vorazes não conseguiu foi passar a mensagem profunda dos livros. Nos filmes se você não prestar muita atenção, você vai acabar achando chato todos os diálogos, e não reparando nas entrelinhas e no que os personagens realmente querem dizer. Dá pra facilmente ignorar toda a mensagem social e se tornar só mais um espectador da capital clamando por sangue e morte, o que definitivamente não dá pra acontecer no livro, já que acompanhamos os pensamentos da Katniss e consequentemente tomamos suas dores.

                As principais diferenças entre o livro e o filme são:

[SPOILERS]
  • Logo no início, durante o tratamento de Peeta, quem aparece para ajudá-lo é a Prim, e não a Delly Cartwright, o que se a gente for parar pra pensar não faz sentido algum, já que o intuito de mandar a Delly era que ela não tinha nenhuma relação com a Katniss e não despertaria a loucura nele.
  • A equipe de preparação nem mesmo aparece no filme, no livro ela é torturada e é mais uma dica pra Katniss que a presidente Coin não é tão diferente assim do Snow, no filme quem aparece é a Effie e em pouquíssimas cenas.
  • A Effie e o Haymitch começam a ter um relacionamento
  • No filme a Katniss não passa pelo treinamento de soldado, ela se infiltra num aerodeslizador e foge para a capital.
  • No filme o presidente Snow é muito mais carismático que no livro, e perdi muito o ódio que sentia dele, acho que por termos o ponto de vista dele, percebemos o quanto ele já está velho e doente, e que pra ele tudo isso não passa de um jogo. Fiquei me perguntando sobre o passado dele e o que levou ele a ser tão maldoso assim, quero um livro sobre isso AGORA.
  • A Katniss mal sente a perda da Prim, ela não derrama uma lágrima até voltar pro distrito 12 e parece que ela nem mesmo se importa com a morte da irmã.



Nenhum comentário:

Postar um comentário