Resenha - "Jogos vorazes: Em Chamas" Livro x Filme

LIVRO

            Em Chamas é o segundo livro da série Jogos Vorazes, essa resenha possui spoilers do primeiro livro da série, e a resenha dele você encontra clicando AQUI.
            No fim do primeiro livro vemos que tanto a Katniss quanto o Peeta conseguiram ganhar os Jogos Vorazes, acontecimento inédito, já que só existe um único ganhador nos jogos. Por mais que na cabeça dos dois o desafio com as amoras não tenha sido nada além da vontade de permanecer vivo e não ter que matar o outro, nos olhos dos distritos e da capital o ato deles foi uma afronta e uma faísca que aos poucos foi provocando uma fogueira imensa pronta pra queimar na cara do presidente Snow.
            Enfim os dois vitoriosos voltaram para o distrito 12 e pensaram que suas vidas continuariam as mesmas de antes. O que acontece é que logo no início a Katniss recebe uma visita inesperada do presidente que deixa bem claro que ela tem que fazer o possível e o impossível pra convencer Panem inteira de que o ato de rebeldia nada mais foi do que uma vontade descontrolada e apaixonada de ambos ficarem vivos por causa do amor que eles deveriam sentir e que tentaram mostrar nos jogos. É óbvio que eles não conseguem convencer ninguém com esse romance e os distritos começam a se rebelar contra a capital.
            Qual a solução encontrada? No dia do anúncio dos novos Jogos Vorazes, todos os antigos vitoriosos dos distritos serão chamados para participar NOVAMENTE como tributos, isso incluindo a Katniss e o Peeta, e o pior: eles vão ter que lutar na arena contra os vitoriosos antigos, super experientes e queridinhos da capital.
            Em chamas é mil vezes melhor que o primeiro livro da saga. Agora que já conhecemos os personagens, os distritos e o objetivo dos jogos fica muito mais fácil pra autora trabalhar no que tem por trás de tudo isso. O aparecimento de tributos antigos deixam bem claro pra gente de que eles não estão nada felizes com a volta aos jogos, e que o presidente Snow vai pagar bem caro pelo que ele vem fazendo em todos esses anos. 
            Ã‰ genial a forma como a arena foi criada, a forma como os personagens são desenvolvidos e o modo como as coisas acontecem, tudo flui muito bem e leva os leitores a querer ler mais e mais. 

Livro: Em Chamas (Catching Fire)
Série: Jogos Vorazes
Autora: Suzanne Collins
Páginas: 416
Ano: 2011
FILME



            O filme é absolutamente maravilhoso, não apenas como filme mas como adaptação. Acho que é uma das séries de filmes mais fiéis aos livros que já li na vida, e mesmo as pequenas mudanças são feitas pra proporcionar uma experiência melhor e mais dinâmica a quem assiste. 
            Novamente temos vários pontos de vista no filme, podendo ver não só o que a Katniss vê, mas também as reações do presidente Snow e dos idealizadores dos jogos a cada ação dos tributos. As principais diferenças entre o livro e o filme são:
  •             No filme Bonnie e Twill não existem. No livro elas são essenciais e aparecem na floresta enquanto Katniss caça, elas dizem pra ela que vão para o distrito 13, que a capital mente que ele não existe mais, e que sempre que o distrito aparece na tv eles usam uma mesma cena em que um tordo aparece no cantinho da tela. 
  •             A equipe de preparação de Katniss praticamente não existe. No livro eles são super importantes e vão ficando cada vez mais revoltados com os jogos porque realmente começaram a gostar dela, e em A Esperança aparecem em uma cena chocante, que também não existe no filme.
  •             No livro quando descobrem que podem voltar pra arena Katniss, Peeta e Haymitch passam semanas fazendo um treinamento físico e estudando os antigos vencedores para descobrirem como eles ganharam os jogos, no filme não tem isso.
  •             No filme temos a aparição da neta do presidente, o que não existe no filme e me faz pensar em como ela vai ser usada futuramente na série. 
            Apesar de todas essas diferenças o filme ficou magnífico e encanta até quem não é fã dos livros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário