Resenha - Crepúsculo #4 - Amanhecer


             Finalmente chegamos à resenha do quarto livro da série Crepúsculo e você pode ler a resenha dos anteriores clicando no nome de cada um deles: CREPÚSCULO, LUA NOVA, ECLIPSE.
             Já adianto pra vocês que esse livro é definitivamente o melhor da série, foi maravilhoso lê-lo e juro que fiz isso em muito menos de um dia, de tão empolgada que tava. A mudança na escrita da autora é bastante visível, a narrativa corre solta, ela não se incomoda em desperdiçar tempo fazendo a Bella de uma coitada, e isso foi a melhor coisa ever.
             A primeira coisa que estranhei é que o livro é narrado em 2 pov, o da Bella e o do Jacob (zzz). A parte da Bella é fascinante, ela finalmente decide se casar com o Edward e deixa a Alice planejar toda a cerimônia, foi tudo muito lindo e até eu que não sou fã de casamentos achei muito legal, confesso que chorei um pouquinho no filme. E depois disso eles vão pra lua de mel. Detalhe que eles passam pelo Brasil! Na lua de mel finalmente acontece a primeira vez deles e algo inesperado acontece, a Bella descobre que tá gravida e que em 2 semanas ela já aparentava ter 3 meses de gestação. Eles voltam correndo pra Forks pra ver se a família Cullen saberia alguma informação sobre isso.
             É óbvio que eles não sabiam nada sobre o caso, era a primeira vez que isso acontecia e a Bella só se degradava mais a cada dia que passava, a criança que tava dentro dela simplesmente estava sugando toda a energia que ela ainda tinha, e sua saúde vital. Acontece que ela tem a filha, Renesmee, e morre logo depois do parto (momentos tensos no filme) e é aí que o Edward a transforma em vampiro.



             A partir daí a história é narrada pelo chato do Jacob, me dava vontade de gritar na cara dele "eu não quero saber de matilha idiota nenhuma, quero saber dos vampiros!!!!!", foi definitivamente a única parte chatinha do livro, e que poderia ter sido muito melhor se fosse pelo ponto de vista do Edward. Mas o pior nem foi isso, o pior é que ele sofre imprinting com a rescém nascida Renesmee, e isso me deixou muito enjoada. Como se já não bastasse ele ter agarrado a Bella a força no livro anterior ele ainda se apaixona pela filha dela? Que coisa ridícula. O pior de tudo é ele querer ficar grudado nela o tempo todo e ainda ter a audácia de interferir quando a Bella segurou ela nos braços, definitivamente o pior personagem ever.
             Mas voltando ao que interessa, depois disso a história volta a ser narrada pela Bella e passamos com ela todas as primeiras impressões de ser vampira, a primeira caça, a agonia que é resistir ao cheiro humano, e eu achei isso simplesmente fantástico. 
Claro que não é tudo flores, os Volturi ficam sabendo a respeito da criança e imediatamente já se preparam pro ataque, usando a vida dela apenas como uma desculpinha qualquer pra destruir os Cullen, que também começam a recrutar amigos vampiros de todo o mundo pra briga.
             O fim do livro é muuuuuuuito interessante, apesar de não ter uma luta de verdade, e sim uns 5 capítulos de negociações, o livro não deixa a gente desgrudar dele um segundo sequer, mais uma prova do quanto a escrita da Meyer evoluiu. E pra mim não poderia ter terminado melhor, eu sou completamente Disney style e pra mim tudo tem que terminar com um felizes para sempre, e assim foi <3
             Amanhacer nos cinemas foi dividido em duas partes, e eu até gostei, acho que deu pra mostrar melhor todos os detalhes e foram também os dois melhores filmes da saga. A essa altura a atuação dos atores está magnífica e convence super bem. Fiquei bastante chocada com as cenas de ação adicionadas na parte da negociação e me perguntando "O QUE ESTÁ ACONTECENDO? NÃO TEM ISSO NO LIVRO!!"
             Enfim crepúsculo acabou e eu confesso que vou sentir falta, acho que foi nesse quarto livro que a autora finalmente pegou o jeito e se sentiu mais a vontade com a história e infelizmente acabou aqui. Tanto o livro quanto o filme foram maravilhosos e sinto que devo pedir desculpas por todos esses anos de preconceito, então, desculpe-me crepúsculo, por julgar sua história pelo primeiro filme. 

Livro: Amanhecer
Série: Crepúsculo
AutorStephenie Meyer
Editora: Intrínseca
Páginas: 567
Ano: 2009
Classificação:

           O meu vídeo sobre a série você pode conferir aqui:


Nenhum comentário:

Postar um comentário