Resenha - Crepúsculo #1




               Vocês podem estar se perguntando "mas por que diabos essa menina decidiu fazer uma resenha de crepúsculo 6 anos depois de o livro ter sido lançado?" e eu respondo: Porque eu finalmente decidi encarar esse meu preconceito tão antigo e dar uma chance pra história. 
                Na época em que a série virou modinha, por algum motivo, foi criada uma rixa entre Harry Potter e Crepúsculo, porque? Não sei, uma série nao tem absolutamente nada a ver com a outra. Eu obviamente fiquei no time HP e odiei crepúsculo com todas as minhas forças durante todo esse tempo. Até que finalmente parei e pensei: porque mesmo odeio a série se eu nunca nem tentei ler a história? Se eu amo histórias com seres sobrenaturais e a maioria dos romances que já li são ótimos? E foi aí que as coisas mudaram. Peguei os quatro livro da série emprestados e comecei a ler, e pra minha surpresa não é ruim! 
                Acho que a história todos já sabem, mas mesmo assim farei um resuminho: Bella Swan é uma adolescente que mora com sua mãe em uma cidade ensolarada e decide ir morar com seu pai em Forks, uma das cidades com maiores índices de humidade dos Estados Unidos. Ela encara o primeiro dia de aula e logo aí já se interessa por Edward, que se destaca facilmente dos outros alunos por ter uma aparência de super modelo e parecer intocável. Depois disso ela se apaixona por ele e descobre que ele na verdade é um vampiro e que as lendas eram verdadeiras, vampiros e lobisomens realmente existem. 




                Nos primeiros dois livros da série eu me irritei profundamente com a Bella. Quando vi o filme pela primeira vez jurei que ela era sim o que todos dizem: a personificação de todas as inseguranças de todas as garotas do mundo, uma songa que nem sabe andar sem tropeçar, mas, lendo o livro eu percebi que ela é muito mais que isso. Bella é um personagem totalmente contraditório, a impressão que eu tenho é que a autora teve a intenção de criar uma personagem feminina forte mas ficou com medo da rejeição e foi pelo caminho mais seguro, dando motivos pra todas as meninas se identificarem com ela, mas isso não colou, porque a Bella é uma personagem muuuuito inteligente, corajosa e altruísta, e as atitudes de songa monga dela realmente não batem com essas características, achei exageradamente forçado mas garanto pra vocês que depois do segundo livro tudo isso melhora.
                O que me fez odiar muito a série no início foi a péssima adaptação, não sei o que fizeram com esse filme, acho que tentaram deixar o ambiente dele meio dark, mas pra mim só ficou estranho, os atores claramente tão desconfortáveis com os papéis e ainda não se encontraram, a maquiagem nos vampiros é extremamente forte e fica estranho de observar, o filme não tem atrativo nenhum pra mim e mesmo depois de ler o livro continuei odiando ele.
                O livro é basicamente o livro de abertura da série, é o momento de apresentações e explicações e eu simplesmente adorei que a autora tenha explicado tudo direitinho, odeio começar um livro e me sentir perdida, sem saber o que está acontecendo, e isso não acontece aqui. Ele tem uma trama bastante fraca, mas mesmo assim me instigou e me deixou curiosa pra saber o que aconteceria em seguida na série. 
                Pra finalizar essa resenha quero dizer que se você nunca leu crepúsculo porque tem algum tipo de preconceito, vá ler. Ter preconceito literário é a coisa mais ridícula do mundo, e finalmente consegui me libertar disso, a série é mil vezes melhor do que eu imaginava e eu juro pra vocês que li os 4 livros em 4 dias, não conseguia desgrudar! 


Livro: Crepúsculo (Twilight)
Série: Crepúsculo
AutorStephenie Meyer
Editora: Intrínseca
Páginas: 390
Ano: 2008
Classificação:


           O meu vídeo sobre a série você pode conferir aqui:






Nenhum comentário:

Postar um comentário