Far Cry 4 - Gameplay

   
         Como o título sugere, neste post falarei do mais recente jogo da Ubisoft, Far Cry 4, sucessor do tão aclamado jogo de 2012, Far Cry 3.
            Neste novo capítulo da saga, encarnamos o personagem Ajay Ghale, um jovem de vinte e tantos anos que retorna a sua terra natal, Kyrat, um pequeno país escondido nos Himalaias, de modo que realize o último desejo de sua falecida mãe: espalhar suas cinzas pelo monte Everest. É aí que Ajay perceberá que seu objetivo não será facilmente alcançado, e que há muito a se descobrir sobre ele e sua família.

Gameplay

            A Ubisoft afirmou que todos aqueles que gostaram do predecessor de Far Cry 4, gostariam deste também. E ela não estava enganada—pelo menos no quesito de jogabilidade. Qualquer um que tenha jogado FC3 sem dúvida se sentiu bastante familiar com FC4: as mecânicas de tiro e movimentação do jogo permanecem iguais ou muito parecidas, o que não é exatamente um ponto negativo, uma vez que funciona e flui bastante bem.
            Desta vez possuímos uma quantidade ainda maior de armas e podemos carregar uma variedade bem diferenciada delas conosco. Temos Molotovs, metralhadoras, snipers, arcos, revólveres, lança-chamas, lançadores de granadas, minas e muito mais, todas elas de fácil acesso e fácil manuseio para aqueles que já estão acostumados com a mecânica do jogo.


            Temos também seringas que contêm drogas capazes de modificar temporariamente as capacidades físicas do protagonista, aumentando o quanto de dano consegue receber, quanto tempo consegue correr ou ficar debaixo d’água, sua capacidade de localizar e identificar inimigos (sejam eles humanos ou animais), etc.
            Há também a nova opção de movimentação: o arpéu—ou grappling hook. Com ele conseguimos escalar montanhas e subir em áreas desenvolvidas especificamente para seu uso. É uma opção divertida e um grande acréscimo ao jogo.
            Seguindo seu predecessor, FC4 traz um ambiente selvagem repleto de animais: vamos aos quietos, como elefantes e os bharals até os mais selvagens e violentos, como ursos e leopardos. Durante o jogo é preciso estar bem armado e cauteloso, principalmente em relação a área do mapa na qual estamos passando, pois o que não falta são animais querendo nos atacar. Não irrite um rinoceronte a não ser que esteja bem preparado, ou então será perseguido e chifrado até a morte. Há também os texugos, que aparecem inofensivos, mas são resistentes e tem um temperamento extremamente irritadiço: não se aproxime a não ser que esteja pronto para gastar bastante munição.


            Isso sem falar das águias, que descem dos céus e nos atacam da maneira mais inesperada. Fique de olho ou o susto será certo. Mas relaxe, os animais não estão aqui apenas para atrapalhar a vida do jogador: em FC4, podemos desbloquear a habilidade de montar em elefantes e usá-los como meio de locomoção. Poderosos e pesados, eles são capazes de pisotear inimigos e jogá-los para longe com uma cabeçada. Foi implementada também a feature de bait, ou isca. Com ela, ao esfolarmos um animal e adquirirmos sua carne, podemos arremessá-la próximo a um grupo de inimigos, atraindo então leopardos, tigres, ursos ou qualquer animal carnívoro. Agora sente-se e observe o desespero deles e matança.


Por: Gabriel Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário