Resenha - Amanhã #1 - Quando a guerra começou

Imagine se em um dia qualquer da sua vida você estivesse vivendo normalmente e de repente... PUFF, seu país fosse invadido e todo mundo virasse escravo dos novos colonizadores? Inimaginável, não é mesmo? Pois é essa a história da série Amanhã.
                O que é diferente da descrição feita acima é que o livro começa acompanhando um grupo de jovens que decide ir acampar, em vez de ir pra Feira da cidade, que reuniria todos os habitantes daquela região. Eles ficam acampados durante uma semana em um lugar totalmente isolado, chamado Inferno, e quando voltam, encontram o mundo que conheciam todo de pernas para o ar.
                Esse grupo de jovens é formado por Ellie (a personagem principal), Homer, Fi, Lee, Carrie, Kevin e Robyn, e todos eles têm características bastante diferentes, mas acabam dando certo durante a convivência. Depois de voltar para cidade, encontram suas casas destruídas, seus animais mortos e nenhum sinal de suas famílias ou de qualquer outra pessoa da cidade.
                Eles investigam bastante, acabam descobrindo que todos aqueles que haviam ido à Feira ainda estavam presos lá, já que a invasão ocorreu durante o evento. O grupo então busca maneiras de sobreviver e encontra dificuldades para se esconder dos soldados inimigos e para sobreviver.
                O começo do livro é bem paradinho, e quis desistir de continuar algumas vezes, mas não desistam! Depois de alguns capítulos ele começa a pegar fogo e é impossível parar de lê-lo.
                Os personagens começam como qualquer outros adolescentes do mundo: totalmente desligados de qualquer coisa relacionada a sofrimento e guerra, e vão evoluindo muito com o desenrolar da história. Todos são bastante corajosos, e se dependesse de mim na situação deles, o livro seria super monótono, pois eu ficaria o tempo todo escondida no acampamento! Me julguem. A descrição dos personagens é tão real que são retratados até momentos de fraqueza em alguns deles, coisa que geralmente não acontece nos grandes heróis literários, e que fique claro que isso é um ponto totalmente positivo, pois trata com mais verossimilhança os acontecimentos.
                  Não gosto muito das capas da série, acho os desenhos bem feínhos. Em contrapartida, a arte interna do livro compensa a capa feia. Em todas as páginas temos decorações de marcas de tiro e imagens de balas, o que totalmente ajuda a criar um clima de tensão e guerra, e desenhos em todo começo de capítulo. 
                O livro traz reflexões bastante interessantes sobre a maldade humana, sobre o que os seres humanos se tornam em momentos como uma guerra, e em como devemos refletir sobre o que consideramos éticos e corretos, e o que consideramos errado e perverso.
                Vale super a pena a leitura, que mesmo com apenas 256 páginas traz uma história completa e cheia de cenas de ação, acompanhadas de reflexões. Adorei o livro e pretendo ler a série toda!

Livro: Quando a Guerra Começou (When the War Began)
Série: Amanhã
Autor: John Marsden
Editora: Fundamento 
Páginas: 256
Ano: 2008
Classificação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário