Resenha - Peter Pan

        Peter Pan é aquela história clássica, que graças à Disney, todos conhecem. É a história de três irmãos (Wendy, João e Miguel) que em certa noite encontram em seu quarto um menino, Peter, que os leva para uma maravilhosa aventura na Terra do Nunca. Acontece que eu não sabia que esse livro existia, e quando descobri acabei comprando ele em duas edições diferentes e lindíssimas da Zahar.
A minha primeira faz parte do box que brilha no escuro da Zahar, ela é azul, tem capa dura e faz parte da coleção bolso de luxo. A minha segunda edição é verde, em tamanho normal e é toda comentada e ilustrada com desenhos magníficos, uma lindeza.
Mas, voltando à história, tenho que esclarecer o que Peter estava fazendo no quarto dos meninos naquela noite. O que aconteceu foi que Peter havia perdido sua sombra na casa dos Darling e voltou para busca-la, e com a ajuda de sininho, usou sabonete para colá-la de volta, mas é claro, isso não funcionou, e precisaram pedir a ajuda de Wendy, que rapidamente costurou a sombra de volta aos pés de Peter. Então uma amizade começou entre Peter e os três irmãos e juntos eles foram para a Terra do Nunca.
O que é estranho nesse livro é que as coisas não são assim tão belas quanto na adaptação da Disney, pelo contrário, Peter é um mimado e muito convencido, Sininho é ainda mais enciumada que na animação, chegando a até tentar matar Wendy (WTF?). Além disso, no livro, os três irmãos tem como babá uma cadela, e em Neverland existem sereias, pele-vermelhas e piratas, uma loucura!
                Amei ler esse livro, que ao mesmo tempo é tão parecido e tão diferente da adaptação da Disney. A história é a mesma, mas os personagens são mais bem construídos e cada um tem sua importância, além disso, temos mais contato com a complexidade de cada um e com a imaginação infantil, que é capaz de construir coisas bem loucas e até assustadoras, exatamente como todos nós eramos quando criança.
               Assim como no filme, fiquei bem triste com o final, eu sempre quis que Peter ficasse com os Darling, e não que fosse embora, mas aventureiro como é, é óbvio que ele não sossegaria em um lugar só, além do mais, depois de algum tempo ele nem lembrava mais dos irmãos, pois, como toda criança, tem memória fraca e logo arruma novos amigos e aventuras. O final também conta mais sobre o que aconteceu com cada personagem.
                Por fim, digo: COMPREM ESSA MARVILHA, seja você criança, adolescente ou adulto, essa história é para todas as idades e sempre nos fará lembrar de como é ser criança e ter uma imaginação infinita que nos leva aos lugares mais maravilhosos, como Neverland. 


Livro: Peter Pan
Autor: James M. Barrie
Editora: Zahar
Páginas: 224
Ano: 2012
Classificação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário